ADSE: FÓRUM DOS BENEFICIÁRIOS - COMUNICADOS E PARECERES
EM DESTAQUE - Novo parecer/comunicado
A direção da Associação 30 de Julho - associação nacional de beneficiários da ADSE, teve oportunidade de fazer uma primeira leitura do Relatório do Tribunal de Contas da Auditoria à ADSE, tendo aprovado a comunicação que se anexa e dado conhecimento aos Órgãos de Comunicação Social.
Comunicado da Associação Nacional de Beneficiarios da ADSE, Associação 30 de Julho_30/10/2019.pdf
Documento de auditoria do Tribunal de Contas
Parecer N.º 1/2019 (PDF), de 15/03/2019
ENTIDADE/ÓRGÃO: Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, I.P.
ASSUNTO: Celebração de Convenções com os Prestadores de Saúde
Para publicar um novo artigo ou opinião, entre aqui
Para ler os artigos de opinião e comentar corra a página até ao final, entre aqui
Clique na imagem para abrir o documento
DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO
COMUNICADO n.º 2: Beneficiários estão contra o novo regime de benefícios e de beneficiários
Para publicar um novo artigo ou opinião, entre aqui
Para ler os artigos de opinião e comentar corra a página até ao final, entre aqui
COMUNICADO n.º 1: Resultados eleitorais 2017
Para publicar um novo artigo ou opinião, entre aqui
Para ler os artigos de opinião e comentar corra a página até ao final, entre aqui
A Associação dos Beneficiários (A30 de Julho) emite parecer desfavorável sobre o Novo Regime dos Benefícios e Beneficiários da ADSE,IP..
No Fórum dos Beneficiários e nas redes sociais, os beneficiários demonstram igualmente o seu descontentamento face ao rumo para o qual tem vindo a ser encaminhada a ADSE.
CONCLUSÃO
..."Em conclusão, entendemos que os projectos não estão em condições de merecer parecer favorável por carecerem de:
- estudos credíveis e tecnicamente fundamentados que permitam tomar uma posição consciente e responsável;
- ampla divulgação e discussão aberta a todos os beneficiários;
- profunda reponderação, com particular enfoque nas matérias que reputamos de mais importantes - alargamento do universo de beneficiários, criação da categoria de beneficiário associado e respectivos descontos, prestação directa de cuidados de saúde e elenco de matérias sujeitas a parecer do Conselho Geral e de Supervisão;
- reformulação conforme exposto na apreciação na especialidade.
Considerando que os projectos não estão em condições de ter parecer favorável e, sem prejuízo das conclusões expostas, entendemos que, em alternativa à sua apressada e mal discutida aprovação, deve optar-se por uma alteração pontual ao regime de benefícios consagrando as matérias que reúnam consenso, como, por exemplo, o alargamento do direito à ADSE aos trabalhadores em funções públicas com contratos individuais de trabalho e/ou em entidades do sector empresarial do estado (Hospitais EPE, etc.)."
ACEDA AQUI AOS DOCUMENTOS NA INTEGRA:
ADSE_NOVO REGULAMENTO_REGIME DE BENEFÍCIOS E DE BENEFICIÁRIOS_OUT2017_versão final do Presidente.pdf
ADSE_TABELA DE PREÇOS 2017.pdf
Segundo as notícias vindas a público, a nova proposta de tabela de benefícios/preços aumenta os preços das consultas em 3,7% para a ADSE e 25,3% para os beneficiários. Os preços nas consultas de clinica geral será de 36,7% para a ADSE e de 43,3% para os beneficiários. Na imunoterapia, o preço das análises pago ao prestador diminuiu em média 1,5% mas a comparticipação do beneficiário aumenta entre 5% e 23,1%. Na bioquímica sucede uma situação idêntica, com os preços das análises pagos aos prestadores a diminuir de uma forma geral entre 1,5% e 2,2%, mas a comparticipação a pagar pelos beneficiários aumenta entre 3,3% e 23,3%. Na medicina, os preços e comparticipações mantêm-se na generalidade sem alterações.
| ||||||
Para publicar um novo artigo ou opinião, entre aqui
Para ler os artigos de opinião e comentar corra a página até ao final, entre aqui
Este espaço é disponibilizado a todos os beneficiários para publicação de artigos, opiniões, sugestões e propostas relativas à temática da ADSE. Os artigos e comentários estão ordenados por ordem cronológica, sendo destacados os mais recentes. Só os comentários anónimos serão alvo de aprovação, os restantes são publicados automaticamente e todos da exclusiva responsabilidade dos seus autores e comentadores.
IMPORTANTE: A informação disponibilizada é prestada a título de entreajuda, voluntária e gratuita, revestindo-se de caráter meramente indicativo e informativo, não dispensando, por isso, a consulta da legislação e regulamentação em vigor. Trata-se de informação de cariz genérico, não constituindo assim qualquer conselho ou recomendação, nem tem valor legal.
A utilização desta informação é da inteira responsabilidade de cada utilizador, não podendo os seus autores ser responsabilizados por danos diretos ou indiretos, tais como prejuízos materiais e/ou financeiros, resultantes da utilização da informação disponibilizada.
O nosso objetivo visa simplesmente o desenvolvimento da entreajuda e a valorização da dimensão social e de saúde.