ADSE Justa e Sustentada Fórum dos Beneficiários da ADSE (Admin. José Pereira)
![Media de gastos públicos em saúde UE.jpg Media de gastos públicos em saúde UE.jpg]()
Na Europa, mais de 75% dos gastos com saúde são financiados pelo setor público (média UE).
Mas seria relevante percebermos quanto suportam ("duplamente") os beneficiários da ADSE, sendo que pagam impostos como todos os portugueses e ainda suportam o seu subsistema de saúde (ADSE) por via de uma contribuição de 3,5% sobre 14 meses de salário ou pensão.
Segundo o relatório de contas da ADSE, de 2017, o gasto médio dos beneficiários da ADSE terá rondado os 460€ anuais. Mas quanto suportam anualmente os beneficiários contribuintes para o SNS e em que medida o utilizam? Estarão a ser prejudicados?
Seria importante perceber, no sentido de sabermos se, em média, os beneficiários da ADSE suportam a mesma percentagem sobre os pagamentos diretos.
Em média, os pagamentos diretos na UE, representam 15% do total dos encargos com saúde, mas representam uma participação muito maior em alguns países, como é o caso de Portugal, que anda nos 28%.
Será que os beneficiários da ADSE só suportam em média estes 28%?
Seria relevante fazer-se um estudo por via dos salários e pensões dos funcionários públicos e aposentados, sendo que provavelmente andarão a suportar mais que os 28% dos encargos diretos que cabem em média a cada português.
Na França, 79% das despesas com saúde são publicamente financiadas, valor muito semelhante à média da UE.
Ora, porque é que em Portugal a saúde tem um custo direto superior à média europeia? Porque é que a saúde privada é das mais caras da Europa/OCDE?
"Compulsory health insurance" - Trata-se de um sistema de saúde em regime público obrigatório por lei. O pagamento equivale a um imposto público. A obrigação pode ser colocada sobre os empregadores, que suportam as contribuições em nome dos trabalhadores. As contribuições podem estar relacionadas com o rendimento e ser progressivas. Este subsistema de saúde obrigatório é geralmente administrado por órgãos públicos.
Fonte: https://www.oecd.org/els/health-systems/Health-at-a-Glance-Europe-2016-CHARTSET.pdf